Apoie o DCM

Gilmar diz que reunião com Temer no sábado à noite foi para tratar do orçamento do TSE

Do G1:

 

O presidente da República em exercício, Michel Temer, se reuniu na noite de sábado (28) com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para tratar do orçamento das eleições municipais de outubro, segundo informações do Palácio do Planalto e do TSE divulgadas neste domingo (29).

O encontro aconteceu no Palácio do Jaburu, em Brasília, após Temer retornar de São Paulo à capital federal. Na ocasião, a pauta da reunião não havia sido informada.

Por meio de nota, o TSE informou que o ministro Gilmar Mendes procurou o presidente em exercício para reivindicar a reposição de parte de uma verba cortada da Justiça Eleitoral necessária para a compra de 90 mil novas urnas de votação.

“Em quatro meses, o Brasil vai realizar eleições com mais de 140 milhões de eleitores que votam em mais de 530 mil urnas, mobilizam perto de 2 milhões de mesários e 580 mil candidatos. A Justiça Eleitoral precisa mandar fabricar 90 mil novas urnas para serem distribuídas em todos os estados”, declarou Gilmar Mendes na nota.

A assessoria do presidente em exercício confirmou que o encontro aconteceu a pedido de Mendes para tratar das eleições e acrescentou que “o assunto deve ser levado à discussão das áreas competentes dentro do governo”.

A assessoria de imprensa do tribunal explicou ainda que, desde que assumiu a presidência do tribunal, no dia 12 deste mês, o ministro procurou o então ministro do Planejamento, Romero Jucá, para pedir pelo R$ 150 milhões, dos R$ 250 milhões da verba que havia sido cortada da Justiça Eleitoral.

Na sexta-feira (27), o pedido de uma conversa com o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi reforçado pela presidência do TSE. Com o retorno de Temer a Brasília no sábado, o encontro acabou sendo marcado no Jaburu.

Ainda, segundo a nota, Gilmar Mendes “acredita que o problema será resolvido nos próximos dias para que o tribunal acelere o processo de organização das eleições municipais”.

Além de presidir o TSE, Gilmar Mendes é o relator do processo que analisa as contas de campanha da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer.