Apoie o DCM

Gleisi: absolvição de Vaccari chama atenção para abuso de prisões preventivas

Do Brasil247:

A senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT comemorou a absolvição do ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto nesta terça-feira, 27, pelo Tribunal Regionial Federal da 4ª Região (TRF-4).

Em nota, a presidente do PT diz que a decisão da 8ª Turma do TRF-4 mostra o cuidado que deveria ser tomado pelas autoridades antes de aceitar delações premiadas que não são acompanhadas de provas. “A decisão de segunda instância também chama a atenção quanto ao uso abusivo de prisões preventivas, que submetem, injustamente, pessoas a privação de liberdade”, diz Gleisi.

João Vaccari Neto havia sido condenado pelo juiz federal Sérgio Moro por suposto recolhimento de propina em contratos da Petrobras com a empresa Sete Brasil.

A decisão foi tomada por dois dos três juízes que compõem a corte, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus. O relator João Pedro Gebran Neto pediu a condenação de Vaccari. “A Justiça foi realizada, porquanto a acusação e a sentença basearam-se, exclusivamente, em palavra de delator, sem que houvesse nos autos qualquer prova que pudesse corroborar tal delação”, disse o advogado Luiz Flávio Borges D’Urso, que representa Vaccari (leia mais).

Leia a nota da presidente do PT sobre o assunto:

“NOTA OFICIAL

TRF-4 ABSOLVE JOÃO VACCARI

A decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que nesta terça-feira (27) absolveu o ex-secretário de Finanças e Planejamento do PT, João Vaccari Neto, mostra o cuidado que deveria ser tomado pelas autoridades antes de aceitar delações premiadas que não são acompanhadas de provas. A decisão de segunda instância também chama a atenção quanto ao uso abusivo de prisões preventivas, que submetem, injustamente, pessoas a privação de liberdade.

O PT expressa mais uma vez sua solidariedade a João Vaccari Neto e sua família. Temos certeza que a verdade prevalecerá no final desse processo.

Gleisi Hoffmann, senadora e presidenta nacional do PT”