Apoie o DCM

Globo explica por que não mostrou boneco de Lula no Bom Dia SP

Da Veja SP:

(…)

Por volta das 7 horas, o boneco inflável de Lula vestido com roupa de presidiário foi montado na Ponte Octavio Frias de Oliveira, em SP. Os estúdios da Globo, que ficam próximos ao local, têm janelões que permitem um panorama da região.

No começo da transmissão, a ponte e a Marginal Pinheiros apareciam como cenário do telejornal. Minutos depois, não era mais possível ter a mesma visão da região.

“Temos várias angulações para evitar que grupos tentem vazar algo durante a exibição do telejornal. Do contrário, o telejornal seria usado como meio de exibição de tudo: marcas comerciais, protestos, cartazes gigantes vendendo produtos”, informou a emissora em nota.

A Globo afirmou ainda que, como o boneco não causou problemas no trânsito, não houve necessidade de mostrá-lo. “A TV Globo não tem nenhum problema em mostrar protestos: o referido boneco já foi amplamente mostrado em nossos telejornais no dia 16, quando dos protestos contra o Governo Dilma. Mas a Globo não pode permitir que os cenários de seus telejornais sejam usados para estes fins (marketing, propaganda, protestos). Foi isso o que aconteceu. Será isso que acontecerá sempre que estivermos diante de uma manifestação desse tipo.”

(…)

O “Lula inflado” foi criado pelo Movimento Brasil Livre, um dos grupos que pedem o impeachment da presidente Dilma, e custou 12 000 reais, de acordo com seu idealizador, Ricardo Honorato. O boneco apareceu pela primeira vez em Brasília, durante os protestos realizados contra a chefe de estado, em 16 de agosto.

(…)