Apoie o DCM

Grupo Globo concentra um terço do total da publicidade das estatais

A Folha traz um quadro dos gastos das estatais federais com publicidade entre 2000 e 2013. O total, no período, chegou a 15,7 bilhões de reais.

Os grandes grupos jornalísticos — que, paradoxalmente, foram aumentando ano a ano seus ataques ao governo desde que o PT chegou ao poder — concentram quase toda a verba.

Sozinho, o grupo Globo, em suas diversas mídias, acumulou mais de 5 bilhões em propaganda das estatais, um terço do todo. Quase tudo, aí, foi para a TV Globo.

A Abril — cujo diretor do carro-chefe, a Veja, admite fazer ‘jornalismo de exceção’ contra o PT — levou mais de meio bilhão de reais no período.

A Folha não levantou gastos dos principais governos estaduais com publicidade, a começar pelo de São Paulo, e nem os das maiores prefeituras.

Também não estão incluídas outras despesas como a compra de livros editados pelos grandes grupos de mídia.

Mas é possível afirmar que o dinheiro público — sobretudo federal, mas também estadual e municipal — vem sendo a maior fonte de sustentação das grandes empresas de mídia.

Aqui, a matéria da Folha.

image