Apoie o DCM

Imprensa estrangeira se mobiliza para acompanhar saúde de Pelé

Do uol:

Veículos de comunicação da imprensa estrangeira acompanham de perto a evolução do quadro de saúde de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Durante a tarde e a noite da última quinta-feira (27), jornalistas da Espanha, França, México e até da China foram à frente do hospital em buscas de informações sobre o Rei do futebol.

“Hoje (quarta), viemos (ao hospital Albert Einstein) para fazer imagens de vídeo, além de fotografias e reportagem de texto. Ontem (quarta, 26), estávamos aqui somente com um repórter. Estamos acompanhando com cada vez mais atenção o quadro As notícias serão veiculadas na América Latina, na Espanha e, pela importância de Pelé, em toda a Europa”, explica a repórter Alba López, da agência de notícias espanhola EFE.

A jornalista conta que Pelé é conhecido “inclusive pelas crianças espanholas”. “Por lá, tudo que se refere a Pelé ou a Maradona, é notícia”. Segundo a repórter, a agência EFE mantém um esquema de “quase plantão” em frente ao hospítal Albert Einstein, para acompanhar em tempo real a evolução do quadro de saúde do ex-jogador.

“Há milhões de fãs de futebol em nosso país. Estão todos muito interessados nas notícias sobre a saúde de Pelé. Nosso foco, neste momento, será acompanhar este caso”, conta a jornalista Shao Kijun, da TV Nacional da China.

A repórter trabalha como correspondente no Brasil da televisão estatal chinesa. Ela afirma que seu escritório produz notícias sobre toda a América Latina, mas que, no momento, foca seus esforços de cobertura na saúde de Pelé. “É um dos grandes esportistas da História. Nós (jornalistas) e muitos chineses se preocupam com sua saúde”.

Já de acordo com o fotógrafo mexicano Aarón Cadena, da agência EFE, “Pelé é muito especial para os mexicanos desde a Copa do Mundo de 1970”, quando o Brasil foi tricampeão mundial jogando no México, com atuação memorável do Rei do futebol. “É muito graças a Pelé que, quando o Brasil joga contra qualquer equipe que não seja o México, os mexicanos torcem pelo Brasil”.