Apoie o DCM

Janot deve abrir novo inquérito contra Temer por esquema no Porto de Santos

Do 247:

A Procuradoria-Geral da República deve pedir a abertura de um novo inquérito contra Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) com o presidente Michel Temer.

A suspeita é de tráfico de influência para beneficiar a Rodrimar, empresa que opera no porto de Santos e foi alvo de buscas da Polícia Federal na semana passada.

As informações são de reportagem de Bernardo Mello Franco e Camila Mattoso na Folha de S.Paulo.

“Os procuradores acreditam que já reuniram indícios para investigar Loures. Eles examinam papéis apreendidos na sede da empresa para decidir se é o caso de incluir Temer no inquérito.

Temer foi gravado quando dava informações ao aliado sobre um decreto que ele assinaria seis dias depois. A medida beneficiaria concessionárias de portos, que tiveram suas concessões renovadas por 35 anos, sem licitação.

Após a conversa, Loures repassou as informações a um interessado no decreto: Ricardo Conrado Mesquita, diretor da Rodrimar. O executivo festejou a notícia e disse que o deputado afastado seria “o pai da criança”.

A conversa interceptada pela PF ocorreu em 4 de maio, quando Loures ligou para o Planalto e foi atendido por Temer. O telefone do deputado afastado estava grampeado com autorização judicial.

Temer avisou a Loures que o decreto dos portos seria assinado na quarta-feira seguinte. Também contou que as concessões de 35 anos teriam o prazo dobrado, chegando a 70 anos de duração.

‘Aquela coisa dos 70 anos lá para todo mundo parece que está acertando aquilo lá’, disse Temer.”