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JBS teria pagado campanha difamatória contra Sakamoto

Da Folha:

 

Documentos produzidos por ordem judicial sugerem que as empresas JBS e 4Buzz promoveram, por meio de anúncio pago no Google, a exposição de um texto difamatório contra o jornalista e ativista Leonardo Sakamoto, da ONG Repórter Brasil e blogueiro do UOL –empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

As empresas, conforme papéis obtidos junto ao Google e a operadora de telefonia GVT, estariam por trás do patrocínio ao link “Leonardo Sakamoto Mente”, apresentado como primeiro resultado para pesquisas com os termos “Sakamoto”, “Leonardo Sakamoto” ou “Blog do Sakamoto” em 2015.

Dona das marcas Friboi e Swift, a JBS, gigante do processamento de carnes, faturou R$ 12,9 bilhões em 2014. A 4Buzz é uma firma de Ribeirão Preto contratada pela JBS em 2015 para, entre outros itens, combater rumor de que um filho do ex-presidente Lula seria dono da Friboi.

Alvo de reportagens do site da Repórter Brasil sobre problemas trabalhistas e ambientais, a JBS nega relação com o link ofensivo. Sua assessoria prometeu investigar internamente o que ocorreu. A 4Buzz também nega.

A história que liga as empresas ao ataque ao blogueiro começou em maio de 2015, quando a página “Leonardo Sakamoto Mente” passou a ser promovida. O link levava o internauta para o texto “Sakamoto recebe mais de R$ 1 milhão para chamar opositores de mercenários, denuncia Luciano Ayan”, abrigado no site FolhaPolítica.org. Sem autoria conhecida nem relação com a Folha, o FolhaPolítica tem 1,1 milhão de seguidores no Facebook. Mescla posts desfavoráveis ao PT com notícias falsas.

O texto contra o blogueiro, ainda no ar, é repleto de acusações de corrupção. Diz que a Repórter Brasil recebeu “mais de R$ 1 milhão por ano para puxar o saco de Dilma”, que o jornalista é quem fica “com a maior parte da bolada”, que a ONG “não desenvolve nenhuma atividade física”, mas “torra mais de R$ 1 milhão por ano do Ministério dos Direitos Humanos”.

Sakamoto resolveu recorrer à Justiça para que o Google informasse quem havia contratado o anúncio.