Apoie o DCM

Jihadistas do ‘Estado Islâmico’ mandaram email para a família do jornalista decapitado

 

Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) enviaram um e-mail à família de James Foley alertando para a iminente execução uma semana antes de tornar público o vídeo da decapitação do jornalista americano na Síria, onde estava sequestrado desde novembro de 2012.

O “GlobalPost”, um dos veículos em que o jornalista era colaborador, publicou nesta quinta-feira o e-mail que a família de Foley recebeu na terça-feira, 12 de agosto, no qual os jihadistas anunciaram que o matariam.

“Vocês e seus cidadãos pagarão o preço de seus bombardeios. O primeiro será o sangue do cidadão americano James Foley”, escreveram na mensagem.

No e-mail, divulgado com a autorização da família, os jihadistas detalharam que o jornalista “será executado como consequência direta” da recente intervenção no Iraque, onde os Estados Unidos há mais de uma semana realizam ataques “seletivos” sobre posições do EI na zona norte.

O “GlobalPost” explicou no artigo que acompanha a mensagem dos jihadistas que não é certo, como disseram, que a família teve “muitas oportunidades de negociar” a libertação de Foley.

Ele foi sequestrado em novembro de 2012 e desde então sua família não teve nenhuma notícia dele até que em 26 de novembro de 2013 receberam uma mensagem de seus sequestradores que pedia 100 milhões de euros (R$ 227 milhões) em troca de sua libertação.

Os jihadistas também exigiram a libertação de vários prisioneiros jihadistas nos Estados Unidos.

A segunda e última vez que a família do jornalista teve notícias de seus sequestradores foi no último dia 12, apenas uma semana antes de ser publicado o vídeo com sua morte, dia 19.

No vídeo publicado nesta terça-feira pelos extremistas, antes de ser decapitado Foley se despede de sua família e acusa o governo americano de ser o responsável por sua execução por causa da recente intervenção no Iraque.

Nessas imagens aparece outro jornalista americano sequestrado, Steven Joel Sotloff, cuja vida “depende da próxima decisão de Obama”, diz o carrasco na gravação.

 

SAIBA MAIS

TERRA