Apoie o DCM

Jornal inglês The Guardian chama Doria de populista e diz que “comida reconstituída para pobres” é investigada

Do Guardian:

A promotoria da maior cidade do Brasil abriu um inquérito sobre um plano controverso para alimentar os cidadãos e estudantes mais pobres com uma farinha feita de alimentos perto de sua data de vencimento, que os críticos descrevem como “ração humana”.

João Doria, o prefeito populista e conservador de São Paulo, e o cardeal católico da cidade, Dom Odilo Scherer, declararam que o produto, chamado farinata, ajudará a aliviar a fome sem nenhum custo para o governo.

Mas os procuradores exigiram mais informações sobre o conteúdo nutricional do novo alimento e quais testes, se houve, foram feitos depois que dúvidas foram levantadas pelo Conselho Regional de Nutricionistas e outros órgãos.

“Há uma incerteza sobre o valor nutricional do alimento”, disse José Bonilha, procurador do estado de São Paulo, ao Guardian. “Quais foram os testes e os documentos que autorizaram sua introdução?”

Doria é um empresário multimilionário (e antigo apresentador da versão brasileira do “Aprendiz”) que teve uma vitória esmagadora em São Paulo no ano passado e é cotado como um possível candidato para as eleições presidenciais do próximo ano.

No evento de lançamento, ele descreveu a farinata como “comida solidária” e disse que era “feita para combater a fome e também complementar a alimentação das pessoas”.

O prefeito então quebrou um pedaço de pão que ele disse que tinha sido feito com farinata e entregou-o, explicando que jornalistas no evento também tinham comido pão feito com a farinha.

“Estou ofendido quando as pessoas dizem que é comida para bichos de estimação”, afirmou o cardeal Scherer no mesmo evento. “A preocupação é recolher os alimentos de restaurantes que estão prontos para uso e colocar com segurança sobre a mesa daqueles que estão com fome em vez de ser jogados fora”.

(…)