Apoie o DCM

Jornalista dinamarquês diz no Facebook ter desistido de cobrir a Copa ao ver ‘custo social’

Mikkel Jensen é um jornalista independente que veio da Dinamarca para desvendar o impacto que a Copa do Mundo terá no Brasil. Em desabafo publicado em sua conta no Facebook na última segunda-feira, ele afirma que desistiu do “sonho” de cobrir um mundial de futebol e postou uma foto dizendo “um gringo que viu o que os gringos não devem ver”.

No texto, Jensen afirma que chegou no Brasil quase dois anos e meio atrás para estudar a cultura do país e aprender português. Em setembro passado, retornou para começar seu trabalho, mas em uma viagem a Fortaleza (CE) “o sonho se transformou em um pesadelo”.

“Durante cinco meses fiquei documentando as consequências da Copa. Existem várias: remoções, forças armadas e PMs nas comunidades, corrupção, projetos sociais fechando. Eu descobri que todos os projetos e mudanças são por causa de pessoas como eu – um gringo — e também uma parte da imprensa internacional. Eu sou um cara usado para impressionar”, postou.

No nordeste, Jensen disse ter descoberto que crianças de rua estavam “desaparecendo e, em alguns casos, sendo mortas enquanto dormem em áreas frequentadas por turistas”.

“Por quê? Para deixar a cidade limpa para os gringo e a imprensa internacional? Por causa de mim? […] Eu não posso cobrir esse evento depois de saber que o preço da Copa não só é o mais alto da história em reais e centavos – também é um preço que eu estou convencido inclui vidas de crianças”, disse.

Jensen termina seu post afirmando que está voltando para a Dinamarca e que não pretende visitar o Brasil novamente.

Saiba Mais: portal da imprensa