Apoie o DCM

Jornalistas da Globo se sentiram forçados a homenagear Bonner, diz site

Do Notícias da TV:

Jornalistas da Globo se sentiram obrigados pela emissora a participar da homenagem a William Bonner exibida ontem (21) no Domingão do Faustão. Repórteres e editores de São Paulo, Rio, Brasília, Recife, Nova York e Londres apareceram batendo palmas para Bonner pelo Troféu Mário Lago de 2014. Mas não foi uma homenagem espontânea. Os jornalistas foram convocados por seus chefes a se reunirem nas redações e aplaudir o editor-chefe do Jornal Nacional.

Em São Paulo, pelo menos dois profissionais se sentiram constrangidos a fazer parte do coro puxado por Marcio Canuto. No Rio, também houve participação a contragosto. Nenhum deles foi de fato obrigado a participar da homenagem, mas alguns deles avaliaram que não poderiam rejeitar o convite da chefia.

Apesar de “brincalhão”, como a edição do Domingão ressaltou, Bonner é também um chefe rigoroso e muitas vezes magoa seus subordinados diretos. O próprio Bonner admitiu isso no programa de Fausto Silva: “Eu sei ser chato”, disse.

Bonner está “queimado” em São Paulo por ter sido hostil a Evaristo Costa, apresentador do Jornal Hoje, na apresentação dos resultados das eleições do primeiro turno de 2014. Nervoso, Costa errou várias vezes e foi cortado por Bonner, que disse que ele estava repetindo informações.

O Troféu Mário Lago é entregue desde 2001. A cada ano é homenageada uma personalidade diferente, exceto em 2004, quando um casal, Tarcísio Meira e Glória Menezes, ganhou o prêmio. Neste ano, Bonner recebeu a estatueta de Fernanda Montenegro, vencedora de 2013, pelo “talento, versatilidade, honestidade e personalidade”, de acordo com Fausto Silva.