Apoie o DCM

Jornalistas do “La Nación” protestam contra editorial pedindo fim do julgamento de agentes da ditadura

Do Portal Imprensa:

 

Jornalistas do jornal La Nación, considerado um dos principais da Argentina, decidiram se reunir na última segunda-feira (23/11) para protestar contra um editorial publicado pelo próprio diário, um dia após à eleição presidencial.

Intitulado “No Más Venganza” (Chega de Vingança), o texto pede o fim dos julgamentos de repressores durante a ditadura (1967-1983), alega que os processos são “atos de vingança” e que os opositores do regime são “terroristas”.

O editorial comemora o fim do kirchnerismo e diz que o novo governo pode iniciar o “sepultamento” das políticas “vingativas” de direitos humanos de Néstor e Cristina Kirchner, que suspenderam indultos e estimularam investigações.

O repúdio dos jornalistas ao texto começou nas redes sociais e ganhou notoriedade quando os repórteres Hugo Alconada Mon e Martín Kanenguiser, principais nomes do jornal, publicaram mensagens contra o editorial.

Mais tarde, os profissionais se reuniram na própria redação para uma foto. Na imagem, é possível vê-los com cartazes acompanhados de frases, como “eu repudio o editorial”. A fotografia foi publicada junto com um comunicado elaborado pelos funcionários.

“Rejeitamos a lógica que construiu o editorial de hoje, que em nada nos representa ao equiparar vítimas do terrorismo do Estado e as ações da Justiça para reparar crimes contra a humanidade com castigos a presos comuns e com uma ‘cultura de vingança'”, defenderam.