Apoie o DCM

Justiça do PR inocenta Beto Richa e acusa manifestantes por Massacre de 29 de abril

 

 

Do site Brasil de Fato:

A Justiça do Paraná inocentou o governador do estado, Beto Richa, e outras cinco pessoas pela ação policial que resultou em mais de 200 pessoas feridas durante uma manifestação, no dia 29 de abril de 2015. A decisão da Patricia de Almeida Gomes Bergonse, publicada na terça-feira (14), rejeita a ação civil pública movida pelo Ministério Pública (MP) do Paraná e considerou que os manifestantes foram culpados pela violência policial.

Em setembro de 2015, o MP moveu a ação contra Beto Richa, o deputado estadual Fernando Francischini – na época secretário de Segurança Público – e outros quatro comandantes da Polícia Militar por improbidade administrativa em operação policial que resultou no que ficou conhecido como o “Massacre do Centro Cívico”.  Cerca de 30 mil pessoas de diferentes categorias participavam de uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Paraná quando foram atacadas pela polícia com tiros de bala de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Cerca de 50 pessoas foram hospitalizadas e 213 ficaram feridas.

Os manifestantes protestavam contra a proposta de reforma na ParanaPrevidência, o regime próprio da Previdência Social dos servidores paranaenses, que foi aprovada apesar dos protestos populares.

Em nota, o Ministério Público comunica que não foi oficialmente notificado, mas deve recorrer da decisão.