Apoie o DCM

Lewandowski dispensa como testemunha procurador que militou contra Dilma

Do R7:

José Eduardo Cardozo, advogado da presidente afastada Dilma Rousseff, pediu no início da tarde desta quinta-feira (25) o impedimento por suspeição da testemunha de acusação Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) durante o julgamento final de Dilma Rousseff por crime de responsabilidade.

Foi Júlio Marcelo de Oliveira quem denunciou as pedaladas de Dilma e os decretos não autorizados pelo Congresso ao Tribunal de Contas da União. A denúncia resultou na rejeição das contas de Dilma que serviu de base para que os juristas Hélio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reali Jr. elaborassem o pedido de impeachment.

O defensor de Dilma pediu ainda que a testemunha fosse questionada sobre duas questões: “se havia uma feito pelas redes sociais uma convocatória para que ministros do Tribunal de Contas acolhessem a sua tese, de rejeição das contas da presidente”. E se havia “se reunido com denunciantes e com parlamentares do PSDB na época da que apresentou a denúncia”.

O procurador respondeu não às duas perguntas feitas por Lewandowski, que decidiu dispensá-lo como testemunha do processo. Júlio Marcelo, no entanto, será ouvido como informante no julgamento final de Dilma Rousseff e responderá às perguntas dos senadores. 31 senadores se inscreveram para questionar Oliveira.