Apoie o DCM

Líder do PSOL critica “demonização” da Venezuela e criminalização do MST

“É lamentável a recorrente demonização da República Bolivariana da Venezuela e a criminalização dos movimentos sociais, em especial o Movimento dos Sem Terra”, afirmou o líder do PSOL, deputado Ivan Valente, nesta quarta-feira (19), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. O deputado participava de audiência pública com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

Ivan Valente destacou que o acordo entre o MST e a Venezuela é legítimo, de cooperação, e o governo brasileiro não tem interferência. Antes, alguns parlamentares, especialmente os do bancada ruralista, haviam criticado o acordo. O deputado destacou que o MST mantém esse tipo de relação com outros países, como Canadá e França, mas, entretanto, a mídia se atém somente à Venezuela, um país que tem polarização política e participação popular. “E é disto que se trata: da participação popular; é isto que incomoda”.

O ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado disse que o governo não tem como interferir em um convênio assinado, já que não se trata de um acordo internacional. Mas afirmou que o Executivo teve uma posição firme contra a atitude do ministro venezuelano Elias Jaua, que manteve uma agenda política no Brasil em outubro sem comunicar o governo brasileiro.

Saiba Mais: psol