Apoie o DCM

Lula contra-ataca e cobra da Odebrecht documentos originais

Do Estadão:

O ex-presidente Lula, por meio de sua defesa, requereu ao juiz federal Sérgio Moro na segunda-feira, 16, que determine à força-tarefa da Operação Lava Jato e ao empreiteiro Marcelo Odebrecht que informem se possuem as vias originais de documentos apresentados em ação sobre supostas propinas do Grupo para o petista.

(…)

Nesta terça-feira, 16, a defesa de Lula, por meio de um incidente de falsidade aberto em 1 de setembro, questionou três documentos anexados à ação penal. Para todos, pediu ‘realização de exames grafoscópico e documentoscópico’.

Os advogados contestaram uma ordem de pagamento que teria duas versões, ‘uma, com apenas uma assinatura e outro com duas assinaturas’. Os defensores querem saber se ‘os documentos contestados são os mesmos e se há uma versão do documento com apenas uma assinatura e outro com duas assinaturas’.

Um papel com anotações manuscritas também foi alvo da defesa de Lula, que apontou a existência de ‘dois tipos de caligrafia’ no documento. “São anotações a tinta e, aparentemente uma a lápis, efetuadas com dois tipos de caligrafia, que não tiveram os autores identificados”, relatam os defensores.

Os criminalistas querem saber se ‘a inscrição “P. Melo” foi inserida posteriormente às anotações em tinta azul, em que momento foi realizada a inserção da inscrição “P. Melo” e ainda se o Sr. Paulo Melo subscreveu esse documento’.

O terceiro documento na mira dos defensores do petista é um e-mail com ‘inscrições manuscritas’ apresentados por Marcelo Odebrecht.