Apoie o DCM

Lula é confirmado ministro da Casa Civil

Da Reuters:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será ministro da Casa Civil da presidente Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), no Twitter.

A decisão de Lula substituir Jaques Wagner na Casa Civil ocorre em meio à forte deterioração política do governo e a uma escalada de denúncias contra Lula, que como ministro passará a ter foro privilegiado junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula participava de reunião com Dilma, Wagner e o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, no Palácio da Alvorada. Wagner já deixou o local, mas a reunião continuava.

Inicialmente, a ideia era apontar Lula como ministro da Secretaria de Governo, no lugar de Ricardo Berzoini.

Nesta manhã, porém, Dilma e seus auxiliares chegaram à conclusão que a melhor pasta para o ex-presidente seria a Casa Civil, por ser um ministério com mais poder e mais espaço no governo, disse à Reuters uma fonte do Palácio do Planalto, sob condição de anonimato.

A ida de Lula para o ministério parecia um movimento que tinha como principal objetivo garantir foro privilegiado após ele ter sido o principal alvo da última fase da operação Lava Jato, que apura um esquema bilionário de corrupção.

Mas depois de o PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer e o maior da coalizão governista, ter dado uma espécie de “aviso prévio” ao governo no último sábado e das grandes manifestações de domingo a favor do impeachment de Dilma, a participação de Lula passou a ser vista como importante para tentar reanimar o governo e evitar o impedimento da presidente.

A expectativa dentro do governo é que Lula use sua conhecida capacidade política num esforço de convencimento junto a parlamentares da base governista, especialmente no PMDB, para manterem seu apoio a Dilma e votarem contra o impeachment da presidente.

Tão difícil como a batalha do impeachment, outra tarefa de Lula seria dar uma sacudida no governo que ajude a impulsionar de algum modo a economia do país, mergulhada numa profunda recessão.

Wagner assumirá a chefia de gabinete de Dilma, no lugar de Giles Azevedo, segundo a fonte palaciana.