Apoie o DCM

Lula sobre a indústria da delação: “Tá cheio de malandro com o rabo cheio de dinheiro”

Lula no ato em Brasília

De O Globo

BRASÍLIA — Num ato político em seu apoio em Brasília, o ex-presidente Lula atacou as investigações da Lava-Jato e o instrumento da delação premiada, criticou a parcela de brasileiros que foi às ruas defender a operação, disse que não se opõe à data do julgamento marcado no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região e afirmou não haver provas para sua condenação pelo juiz Sergio Moro.

(…)

Os militantes petistas lotaram o Teatro dos Bancários, na Asa Sul. Um palco foi armado fora do espaço, onde outros apoiadores de Lula permaneceram. O ex-presidente saiu para a área externa, onde discursou por quase 20 minutos.

— Tá cheio de malandro que prestou delação e está vivendo com tornozeleira, com o rabo cheio de dinheiro — afirmou o petista, em crítica à Lava-Jato.

Lula disse que não quer ser candidato para se “proteger”, mas que busca “provar inocência” para se tornar candidato:

— Desafio Moro e o Ministério Público: o dia em que provarem que eu pratiquei crime, venho à praça pública e peço desculpas. Se não provarem, eles devem me pedir desculpas. Cabe a eles dizerem qual crime eu cometi. Estou tranquilo com a antecipação do processo, porque sempre critiquei a morosidade da Justiça. Só espero que os juízes (três desembargadores) que vão me julgar leiam o processo, a parte da defesa e a parte da acusação. Se há uma pessoa que não precisa de advogado de defesa, sou eu. Defendo um MP e uma PF fortes. E que ladrão vá preso.

(…)

Segundo o ex-presidente, os manifestantes que bateram panela, agora, não sabem o que fazer:

— Eles estão cansados de bater panela. Não estão mais batendo panela. Estão batendo cabeça.

Esses manifestantes, segundo Lula, vão a Miami fazer compras e depois voltam ao Brasil para protestar de camisa amarela.

— Nós usamos vermelho, e somos mais brasileiros que eles. Trabalhamos e consumimos aqui.

O ex-presidente reforçou a disposição em ser candidato à Presidência da República:

— Estou com 72 anos, com energia de 30 e com tesão de 20 para ajudar a construir esse país. Estou disposto a virar este país de ponta cabeça. Sendo candidato ou não sendo, eles vão ter de nos engolir.

.x.x.x.x.

PS: Lula falou também sobre a rapidez com que o TRF4 marcou o seu julgamento:

“Estou tranquilo, inclusive com a antecipação do processo, porque eu passei a vida toda criticando a Justiça por ser morosa. Se o prazo servir pra Justiça funcionar, que seja assim, que ela funcione. Só espero que os juízes leiam o processo, leiam as peças de defesa e acusação”, avaliou Lula.