Apoie o DCM

Maringoni: “Tucanato perdeu seu papel de vanguarda do atraso para o PMDB”

De Maringoni, no Facebook:

O Partido dos Trabalhadores, diante do gravíssimo quadro da conjuntura, reuniu seu Diretório Nacional nesta sexta (17) e produziu uma resolução com ares de grande formulação.

No entanto, trata-se de texto para o jogo de torcidas. Rodeia os temas centrais, mas não os enfrenta.

Se não, vejamos. Logo no início, a resolução diz:

“O País assiste há semanas uma escalada das forças conservadoras. (…) A oposição de direita, liderada pelo PSDB, busca fundir sua tática à ação dos grupos reacionários de caráter extraparlamentar, responsáveis pela convocação das camadas mais abonadas à mobilização contra o mandato constitucional da presidenta Dilma Rousseff”.

Correto. A ofensiva da direita é séria.

Mas, a ofensiva não é liderada pelo PSDB.

Esse é o dado novo da conjuntura. O tucanato perdeu seu papel de vanguarda do atraso.

A maré regressiva é capitaneada por parte da base congressual do governo. O principal líder da direita chama-se Eduardo Cunha e é do PMDB, o segundo partido em número de ministérios na esplanada.

(…)

O PT em 12 anos nunca combateu essas tendências de frente. Antes, decidiu se compor com elas. Jamais buscou regular os meios de comunicação (os quais ajuda a financiar com pesada publicidade estatal), ou mudar o caráter antidemocrático de nossa justiça. Lula e Dilma indicaram 12 ministros para o STF. Qualdo Luís Edson Facchin tomar posse, nove dos doze membros da corte terão sido indicados pelos governos petistas.

(…)