Apoie o DCM

Ministro do STJ defende realização de congresso de juízes em resort e critica jornalistas

Do Jota:

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça João Otávio de Noronha saiu em defesa nesta sexta-feira (04/11) da realização do VI Encontro Nacional de Juízes que acontece em um resort em Arraial d’Ajuda, na Bahia, e que contou com patrocínio.

Segundo Noronha, todos os juízes pagaram as viagens e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) negociou descontos, como qualquer associação faria.

O custo total do evento é R$ 1,2 milhão e conta com 1,1 mil participantes entre juízes e autoridades convidadas. Nenhum palestrante cobra por sua participação. As despesas com alimentação, hospedagem e passagem são cobertas pela AMB.

O ministro afirmou que o fato de os juízes estarem reunidos em um hotel na Bahia em uma sala com ar condicionado, mesmo com o tempo de sol, irrita jornalista.

“Vocês não podem gastar dinheiro para vir num resort?” “Se tem uma coisa que não tem nesse hotel é luxo”, afirmou e foi aplaudido pelos participantes.

“A AMB cumpriu rigorosamente [a regra], primeiro, os juízes estão pagando as suas diárias. Falar que uma diária de R$ 610 um juiz não pode pagar é uma ironia. Segundo, os palestrantes não vem só pelo patrocínio interno, que serve para montar stand, vem sobretudo pela taxa que os juízes participantes pagam para participar do evento”, afirmou o ministro.

“Nenhum juiz de primeiro grau, o desembargador, tem contato com patrocinador. Isso se estabelece entre os técnicos da AMB, que nem sempre são juízes, a área financeira da AMB, e os patrocinadores. Eu não sei quem é o patrocinador aqui. Mas, e se tem causa, e daí? Eu vou julgar como julgo todos os outros. Daqui a pouco vamos fazer com  que o juiz seja aquela homem preso no seu gabinete sem saber o que acontece na realidade”, completou.