Apoie o DCM

Moro afirma que despacho sobre sítio frequentado por Lula foi publicado “inadvertidamente”

Do JB:

O juiz Sérgio Moro afirmou nesta quarta-feira (10) que a publicação do despacho em que autoriza a Polícia Federal a investigar o pagamento de obras no sítio que o ex-presidente Lula frequenta por empresas da Lava Jato foi “lançada automática e inadvertidamente” no site do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região.

O despacho foi lançado no sistema nesta terça-feira (9) foi incluído na mesma área que permite a todo público consultar os processos que tramitam na Justiça Federal sem os devidos cuidados para manter o segredo sobre a investigação.

Após o despacho ter se tornado público, o juiz reconheceu, em outro documento publicado nesta quarta-feira, que “prejudicado o sigilo” do inquérito, já “não faz sentido mantê-lo [o sigilo inicial]”. A nova decisão se aplica apenas à divulgação da autorização para que a PF investigue a relação do imóvel localizado em Atibaia (SP) com a empresa OAS e outras empresas e pessoas físicas investigadas na Operação Lava Jato.

Em seu primeiro despacho, do último dia 4 e divulgado no site do TRF4 nesta terça-feira (9), Moro determinava que, a partir daquele momento, toda a investigação corresse em segredo de justiça, incluindo sua própria decisão.

“Além da extensão da investigação para além do âmbito da empresa OAS, entendemos que as diligências em curso demandam necessário sigilo, já que o fato ainda está em investigação, razão pela qual foram carregados documentos com nível de sigilo diferenciado [nível 2] daquele atualmente existente no IPL [Inquérito Policial] 0594/2014, inclusive esta própria representação”, sentenciou o juiz, deixando claro que o próprio despacho deveria estar inacessível ao público.