Apoie o DCM

Morre John Nash, matemático que inspirou o filme “Uma Mente Brilhante”

Do G1:

 

O matemático John Forbes Nash Jr, de 86 anos, que inspirou o filme “Uma mente brilhante”, morreu em um acidente de carro em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no sábado (23). Ele estava em um táxi com sua esposa, Alicia Nash, de 82 anos, que também morreu.

Eles estavam em um táxi quando o motorista perdeu o controle do carro e bateu em uma mureta, informou Gregory Williams, sargento da polícia de Nova Jersey, segundo a ABC News. Eles moravam em Princeton.

Nash ganhou o prêmio Nobel de economia em 1994 e trabalhou como pesquisador sênior de matemática na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Russell Crowe interpretou Nash em 2001 no filme “Uma mente brilhante” e mostrou a esquizofrenia do matemático, que causava um comportamento paranóico.

O filme ganhou 4 estatuetas no Oscar, em 2002: melhor filme, diretor, melhor atriz coadjuvante e roteiro adaptado.

No Twitter, Crowe escreveu: “Atordoado…..meu coração vai para John, Alicia e família. Uma parceria incrível. Mentes bonitas, corações bonitos”.

No início da semana, Nash estava na Noruega para receber o prêmio Abel para a matemática.  O prêmio é oferecido pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras, que reconheceu o trabalho de Nash em equações diferenciais parciais.