Apoie o DCM

‘Não confie em nós alemães. Numa crise, autoritarismo pode voltar’, diz filho de criminoso nazista

Da BBC Brasil:

Até os sete anos de idade, Niklas Frank teve uma infância privilegiada, em que brincar de esconde-esconde no castelo Wavelm, na Cracóvia (Polônia), era uma atividade comum.

Tudo mudaria em 1945, quando seu pai foi preso por soldados americanos em Tegernsee, no sul da Alemanha, e o filho descobriu seu papel no Holocausto: Hans Frank foi o homem que Hitler nomeou governador-geral da Polônia quando tropas nazistas ocuparam o país, em 1939.

Frank foi também um dos responsáveis pela aplicação da política de extermínio de judeus – quatro dos seis campos de extermínio estavam sob sua jurisdição.

Condenado por crimes contra a humanidade nos julgamentos de Nuremberg e pelo envolvimento na morte de ao menos quatro milhões de pessoas, Hans Frank foi enforcado em outubro de 1946.

E o filho passou boa parte de sua vida lidando não apenas com a herança maldita dos atos do pai, mas com o temor de que possam se repetir na Alemanha.

Em entrevista ao programa Hard Talk, da BBC, o jornalista e escritor, de 78 anos, disse acreditar em um retorno do autoritarismo ao país caso haja uma crise econômica mais séria.

Frank fez alusão ao contexto de profunda crise vivida pela Alemanha no início da década de 1930, que ajudou a levar Adolf Hitler ao poder.

“Não confie em nós alemães. Amo meu país, sou um nacionalista. Mas temos uma maioria silenciosa, que não aceita o que seus pais fizeram”.

(…)