Apoie o DCM

Não há decisão sobre rodízio de água em SP, diz Alckmin

Do uol:

Enfrentando a maior crise hídrica de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse nesta sexta-feira (31), que não há ainda nenhuma decisão em relação à implantação de um rodízio no uso da água no Estado. Alckmin discutiu a crise no abastecimento de água na região com a presidente Dilma Rousseff (PT) no Palácio do Planalto. Foi a terceira audiência entre os dois nos últimos três meses.

Conforme informou nesta sexta-feira, 31, o jornal “O Estado de S. Paulo”, entre as saídas estudadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para evitar o colapso completo do Sistema Cantareira, a mais provável é a adoção de um rodízio de 4 por 2 (quatro dias sem água e dois com).

“Não há nenhuma decisão tomada, esse é um assunto tecnicamente que a Sabesp está avaliando, monitorando permanentemente”, disse Alckmin, em coletiva. “Nós optamos pela válvula redutora de pressão, porque com ela você não zera o sistema e, não zerando o sistema, diminui o risco de contaminação, porque mantém o sistema sob pressão.”

Alckmin destacou que o governo está distribuindo gratuitamente caixa d’água para famílias de baixa renda e disse que não há decisão sobre a utilização da terceira reserva técnica do Cantareira.

“Não há decisão sobre a utilização da terceira reserva técnica do Cantareira, mas não pretendemos utilizá-la, a não ser que haja uma extrema necessidade”, disse o governador.

(…)