Apoie o DCM

“Não quero tributar riquinhos, quero tributar ricaços”, diz Luciana Genro

Candidata à Presidência da República pelo PSOL, a ex-deputada federal Luciana Genro defende uma mudança tributária no Brasil, em uma reforma que inclua o imposto sobre grandes fortunas como uma das medidas principais.

A cobrança que ela propõe afetaria apenas os contribuintes com patrimônio acima de R$ 50 milhões. “Fortunas acima de R$ 50 milhões pagariam uma alíquota de 5% ao ano. Eu não quero tributar mais os riquinhos, quero tributar os ricaços”, ressaltou. Segundo ela, atualmente mais da metade da arrecadação de impostos do Brasil vem dos trabalhadores que recebem até três salários mínimos.

Além da reforma tributária que inclua a taxação sobre grandes fortunas, Luciana Genro propõe ainda uma auditoria da dívida pública brasileira e defende uma reforma política que permita maior participação popular, com a realização de plebiscitos.

Como medida para conter a inflação, a candidata do PSOL prometeu controlar os preços de combustíveis e os valores de tarifas estabelecidas pela União, como a de energia elétrica. “Mais de 60% da inflação dos últimos 20 anos foi fruto dos preços administrados pelo governo, como gasolina, luz, escolas privadas”, sustentou a candidata.

Saiba Mais: g1