Apoie o DCM

Novo aumento de impostos? “Tudo é possível, se necessário”, diz Meirelles

Temer e Meirelles: dizem uma coisa e fazem outra.

Do Extra

SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse na noite desta segunda-feira em São Paulo, que um novo aumento de impostos não está em discussão neste momento. Mas afirmou que “tudo é possível, se for necessário”. Meirelles participou de evento promovido pela XP Investimentos com gestores de fundos de investimento e investidores.

O ministro afirmou que o governo vai centrar esforços em outras formas de arrecadação, como concessões e precatórios, para avaliar a situação. Ele deu o exemplo da antecipação do pagamento de outorga do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e a liberação de precatórios depositados na Caixa Econômica Federal.

Meirelles afirmou que havia expectativa das empresas que as discussões em torno do novo Refis que se tratava de um programa muito generoso, mas capaz de gerar prejuízo fiscal para o governo.

– Nesse sentido nós vamos combater isso – afirmou.

Com o orçamento afetado pela frustração de receitas, o governo federal divulgou nesta segunda-feira que deve lançar um programa de demissão voluntária para economizar R$ 1 bilhão por ano. A expectativa é que a adesão atinja 5 mil pessoas. O ministro afirmou que o governo analisa até que ponto é viável esse PDV, mas avaliou que trata-se de algo importante.