Apoie o DCM

O melhor país do mundo para você envelhecer

Existem atualmente 868 milhões de pessoas acima dos 60 anos em todo o mundo. Até 2050, espera-se que esta população seja de 2,02 bilhões. Estes números foram revelados pelo Global AgeWatch Index 2014, uma das maiores pesquisas dedicadas ao monitoramento da população de terceira idade no planeta.

O país que ficou na 1.a colocação foi a Noruega, seguida da Suécia e da Suíça. O Brasil ficou no 58.o lugar.

A edição atual do estudo, lançada nesta terça-feira, elegeu os lugares do mundo que melhor tratam os seus velhinhos. Para tanto, avaliou como é a atuação de 96 países em quatro diferentes aspectos: a segurança da renda (se há programas de pensão e qual a extensão da cobertura), a situação da saúde (a expectativa e qualidade de vida dos idosos), a capacidade (proporção de pessoas que ainda trabalham e seus níveis escolares) e se vivem em ambientes favoráveis (como se sentem em suas comunidades).

A pesquisa ponderou ainda o quão próximo está um local da situação ideal (100%) e, a partir dos resultados, posicionou os países de acordo com a sua classificação geral e também segundo a pontuação obtida em cada um dos fatores investigados.

Saiba Mais: exame