Apoie o DCM

O mistério do dono do avião usado por Eduardo Campos

Mais de uma semana depois do acidente que matou o candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, e outras seis pessoas, ainda não se sabe quem é o responsável pelo avião.

O Código Brasileiro de Aviação determina que a responsabilidade por danos em caso de acidente é de quem tem a posse da aeronave.

No caso da queda em Santos (SP), este registro na Anac mostra que a aeronave foi comprada pela empresa AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda., de Ribeirão Preto, no interior paulista, por meio de um arrendamento operacional, que é um leasing, uma espécie de financiamento.

Desde maio, o avião era usado na campanha do candidato Eduardo Campos. Depois do acidente, a empresa AF Andrade enviou para a Anac um documento, informando que tinha  repassado o avião para João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, em maio deste ano.

O mesmo documento afirma que duas empresas assumiram o financiamento junto à Cessna, a  fabricante do avião: a BR Par Participações e a Bandeirantes Pneus, de Apolo Santana Vieira. E que os interessados pagaram à AF Andrade o equivalente a oito parcelas devidas à fabricante.

Em nota, a Bandeirantes pneus disse que “teve interesse” na compra da aeronave, mas que a operação não se realizou. O Jornal da Globo procurou João Carlos Lyra de Mello Pessoa, que mora em um prédio à beira-mar, em uma das areas mais nobres do Recife. A mulher dele mandou falar que ele não se encontrava em casa.

Quando o avião caiu, o processo de transferência do leasing para os novos compradores ainda não havia terminado. Com isso, para a Anac, a aeronave ainda está registrada em nome da AF Andrade.

O advogado da empresa diz que vai provar que o avião já tinha novos donos. Saber quem é o responsável pela aeronave é fundamental para os moradores da área do desastre. Só o dono da academia que foi atingida calcula o prejuízo em R$ 1,5 milhão.

Saiba Mais: G1