Apoie o DCM

O que Chomsky falou sobre sua desilusão com o PT

Da coluna de Marcelo Rubens Paiva no Estadão:

A maior expressão da nova esquerda mundial, o professor do MIT, Noam Chomsky, revela seu desencanto com o comportamento das esquerdas na América Latina.

E cita, em especial, o PT.

Sobre economia, diz que não se aproveitou a oportunidade de criar uma economia sustentável, independente da exportação de commodities.

Sobre a corrupção, lamentou.

Em entrevista a Juan Gonzáles, para o site de jornalismo independente Democracy Now!, perguntado sobre os inegáveis avanços sociais, disse:

“É doloroso ver o Partido dos Trabalhadores no Brasil, que realizou significantes melhoras, simplesmente não conseguir manter as mãos fora do dinheiro público. Eles se juntaram a uma elite extremamente corrupta, que tem roubado por muito tempo, participando da corrupção, desacreditando todo o partido.”

“As pessoas reagiram. Não acho que, de qualquer forma, é o fim da linha. Houve verdadeiros avanços, e acho que muitos deles vão se manter. Mas tem uma regressão. Eles terão que retomar as esperanças com setores mais honestos, reconhecer a necessidade de desenvolver a economia de uma forma sólida, não apenas baseada em exportação de matérias-primas, honestos o suficiente para levar a cabo programas decentes, sem roubar o dinheiro público ao mesmo tempo.”

Antes, sobre a crise na esquerda da América Latina (Brasil, Argentina, Paraguai e, especialmente, Venezuela), destacou:

“Os governos de esquerda faliram quando tentaram criar economias sustentáveis e viáveis. Quase todos, Venezuela, Brasil, outros, Argentina, se basearam no aumento dos preços das commodities, que é um fenômeno temporário. Os preços das commodities subiram, principalmente por causa do crescimento da China. Houve um aumento no preço do petróleo, soja, e assim por diante.”

(…)