Apoie o DCM

Ônibus, CPTM e Metrô não funcionam em São Paulo; 17 vias estão bloqueadas

Do iG:

Nove centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocaram uma greve geral nacional para esta sexta-feira (28) contra as reformas da Previdência e trabalhista, e a Lei da Terceirização. Várias categorias profissionais realizaram assembleias e anunciaram adesão ao movimento.  O Palácio do Planalto informou que irá acompanhar a greve e as manifestações previstas. O entendimento é de que as mobilizações irão transcorrer dentro da normalidade e ficarão restritas às grandes cidades.

Com a greve geral , por volta das 8h da manhã desta sexta, toda a cidade de São Paulo registra 62 km de congestionamento, sendo que as zonas sul e leste contam com maior fluxo de carros, com 18 km de congestionamento cada uma. Na zona oeste há 10 km, na zona norte há 9 km e no centro há 7 km.

Em razão da paralisação, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes vai adotar uma série de medidas para facilitar o trânsito de São Paulo. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai liberar o rodízio nesta sexta-feira, além da Zona Azul, o uso das faixas de ônibus e dos corredores para veículos como táxis, fretados e carros com mais de um passageiro.

As medidas tomadas para esta sexta-feira são:

– Rodízio Municipal de Veículos será suspenso durante todo o dia para os carros. Restrições a caminhões continuam valendo normalmente;

– Corredores exclusivos de ônibus serão liberados para a circulação de táxis, com ou sem passageiro, ônibus fretados, ônibus escolares e carros de passeio com dois ou mais passageiros, durante todo o dia;

– Faixas exclusivas de ônibus serão liberadas para carros durante todo o dia;

– Estacionamento em vagas de Zona Azul está liberado durante todo o dia;

– As faixas reversíveis do período da manhã serão mantidas até as 10h. São elas: Ponte das Bandeiras, Ponte dos Remédios, Radial Leste, Conselheiro Carrão, Ponte do Limão, Ponte da Casa Verde, Ponte João Dias e Ponte do Piqueri e Ponte Jurubatuba.

– No período da tarde, as faixas reversíveis irão seguir a operação normal.

Ônibus

Até o início da manhã desta sexta, os ônibus estão parados nas garagens, apesar de uma liminar obtida na Justiça pela Prefeitura de São Paulo na última quarta-feira (26). A liminar obrigada que o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo mantenha frota mínima de 80% dos ônibus da rede municipal de transporte para linhas com itinerários que passem por hospitais e demais casas de cuidado à saúde, além de 60% para os horários de pico (das 6h às 9h e das 17h às 19h).

Em caso de descumprimento, foi fixada multa de R$ 500 mil por hora.

Metrô

Desde às 8h55 a Linha 1-Azul opera entre as estações Paraíso e Luz (sem parada na estação Sé). As linhas 2-Verde, 3-Vermelha, 5-Lilás e 15-Prata  continuam paralisadas devido à greve.  A Linha 4-Amarela (ViaQuatro) está operando normalmente.

CPTM

Os trens da Linha 10-Turquesa estão operando parcialmente entre as estações Brás e Tamanduateí. As demais linhas seguem paralisadas.

Vias bloqueadas

A CET registra bloqueios de vias em diversas regiões da cidade de São Paulo no início desta sexta-feira.

Região central – Higienópolis, Rio Branco e Cásper Líbero
Zona Sul – Avenidas Giovanni Gronchi e Brigadeiro Faria Lima (sentido Itaim)
Zona Oeste – Av. Prof. Francisco Morato
Zona Leste – Avenida Ragueb Chofi com Jacu-Pêssego
Estradas: Rodovia Anchieta, Presidente Dutra (km 212, em Guarulhos), Régis Bittencourt (km 284) e Fernão Dias.

Vias liberadas – Avenidas Nove de Julho, no Centro, 23 de Maio, na zona sul; e Cônego Domênico Rangoni, no litoral. Avenida Ipiranga, na zona central. Via Anchieta sentido S.Paulo junto Complexo Escola Eng. Mackenzie.

Protestos acontecem desde o início da manhã desta sexta-feira. Entre eles:

Manifestação em passeata interdita Estrada do M’ Boi Mirim, sentido centro, junto à rua Vicenzo Catena, na zona sul. Evite a região.

Manifestação interdita Av. Vital Brasil no sentido centro, junto à rua Pirajussara, na zona oeste. Evite a região.

Manifestação interdita Av. Prof. Francisco Morato sentido Centro, junto à rua Puréus, na zona oeste. Evite a região.

Manifestação interdita Via Anchieta, sentido S.Paulo, junto do Complexo Escola Eng. Mackenziem na zona sul. Evite a região.

Manifestação interdita R. Cel. Xavier de Toledo sentido único, junto ao Viaduto do Chá, na zona central. Evite a região.

Manifestantes bloqueiam a Av. Ragueb Chohfi, ambos os sentidos, junto da Av. Jacupessego, na zona leste.

Também acontece manifestação em passeata interditando a Rua da Consolação, no sentido bairro junto a R. Caio Prado, na zona central.

Há duas horas foi registrado protesto que interditava três faixas do sentido Interlagos, da Marginal Pinheiros, antes da Av. Interlagos.

Manifestação em passeata interdita três faixas da Av. Brig. Faria Lima sentido Itaim junto R. Angelina Maffei Vita.

Paralisação nacional

Entre os organizadores da greve geral, estão a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo. As reformas da Previdência e trabalhista tramitam no Congresso Nacional, sendo defendidas pelo presidente Michel Temer e sua base governista.