Apoie o DCM

Para Israel, Brasil é “anão diplomático”

 

O Ministério de Relações de Israel criticou nesta quinta-feira (24) o Brasil após o Itamaraty ter emitido dois comunicados críticos à ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza e ter convocado o embaixador brasileiro em Tel Aviv para consultas sobre a operação.

“Isso é uma demonstração infeliz de por que o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua um anão diplomático”, disse o porta-voz do Ministério de Relações de Israel, Yigal Palmor, segundo o jornal Jerusalem Post.

Em comunicado divulgado na quarta-feira (23), a Chancelaria do País disse que o Brasil considera a “escalada da violência entre Israel e a Palestina” inaceitável. “Condenamos fortemente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza.”

Em reação, o porta-voz israelense também afirmou, segundo o Jerusalem Post: “O relativismo moral por trás dessa medida torna o Brasil um parceiro diplomático irrelevante, um que cria problemas em vez de contribuir para soluções.”

Em comunicado à imprensa, o tom do Ministério das Relações Exteriores de Israel foi mais brando do que o noticiado pelo Jerusalem Post. “Israel manifesta o seu desapontamento com a decisão do governo do Brasil de retirar seu embaixador para consultas. Essa decisão não reflete o nível das relações entre os países e ignora o direito de Israel de se defender. Tais medidas não contribuem para promover a calma e a estabilidade na região. Em vez disso, eles estimulam o terrorismo, e, naturalmente, afetam a capacidade do Brasil de exercer influência”, informa o texto.

 

SAIBA MAIS

IG