Apoie o DCM

PF prende donos do avião usado por Eduardo Campos

Do valor:

A Polícia Federal (PF) prendeu João Lyra, Eduardo Freire Bezerra Leite e Apolo Santana Vieira, donos do avião usado pelo ex-candidato à presidente da República Eduardo Campos (PSB-PE), morto em 2014, no âmbito da Operação Turbulência, deflagrada nesta terça-feira. Também foi detido o empresário Arthur Roberto Lapa Rosal. Ainda não foi localizado Paulo César de Barros Morato. A informação foi divulgada pela “TV Globo” e confirmada pelo Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

A PF suspeita que o avião utilizado por Campos fazia parte de um grande esquema de lavagem de dinheiro, que movimentou R$ 600 milhões desde 2010.

A investigação começou a partir da análise de contas de empresas envolvidas na compra do avião utilizado por Campos, o Cessna Citation PR-AFA, que caiu em Santos, litoral de São Paulo, em agosto de 2014, provocando a morte do político.

Segundo a Polícia Federal, as empresas que movimentavam dinheiro eram de fachada, estavam em nome de laranjas e faziam transações entre si e com outras empresas fantasmas. Há suspeitas que parte do dinheiro que transitava nas contas servia para o pagamento de propina a políticos e para caixa dois de empreiteiras.

A Operação Turbulência envolve 200 policiais federais nas ruas para cumprir nesta terça-feira 60 mandados, sendo 33 de busca, 22 de condução coercitiva e cinco de prisões preventivas. Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em 16 cidades pernambucanas, além de Goiás. A operação congelou contas e provocou sequestro bens dos suspeitos.