Apoie o DCM

Pivô de crise na Petrobras, ex-diretor depõe em comissão da Câmara

Um dos pivôs da crise da Petrobras, o ex-diretor internacional da estatal Nestor Cerveró é esperado nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a aquisição da refinaria em Pasadena, nos EUA.

Ele será ouvido a partir das 11h na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Ontem, em depoimento no Senado, a presidente da empresa, Graça Foster, admitiu que a compra não foi um bom negócio, mas defendeu a atitude da presidente Dilma Rousseff, que à época, em 2006, era ministra-chefe da Casa Civil e presidia o Conselho de Administração da Petrobras, de dar seu aval à transação.

Também nesta terça, o Congresso abriu duas CPIs para apurar o caso da Petrobras. No entanto, a definição sobre foco das comissões — só a Petrobras ou o Porto de Suape e o cartel do Metrô de São Paulo — ficará a cargo do STF.

Cerveró participou da negociação da refinaria de Pasadena e foi apontado como o autor do resumo executivo que balizou a aprovação pelo conselho da estatal.

Ao justificar seu voto pela compra da refinaria, Dilma disse que se baseou em um resumo “incompleto” e técnica e juridicamente “falho”, elaborado por Cerveró. Afirmou ainda que, se soubesse das cláusulas que acabaram obrigando a Petrobras a comprar a outra parte da unidade, não teria aprovado a transação.

Saiba Mais: uol