Apoie o DCM

Polícia encontra caminhão com corpos de migrantes na Áustria

Da DW:

 

A polícia austríaca encontrou nesta quinta-feira (27/08) ao menos 20 migrantes mortos dentro de um caminhão numa estrada ao sul de Viena. O veículo foi encontrado parado no acostamento, e as autoridades acreditam que os refugiados tenham morrido sufocados.

O número de mortos pode chegar a 50, disse Hans Peter Doskozil, porta-voz da polícia. Os passageiros do caminhão, com placa da Hungria, haviam morrido fazia algum tempo, e os corpos já apresentavam sinais de decomposição, afirmou. Segundo o policial, aparentemente o caminhão foi abandonado nesta quarta-feira, com a porta traseira aberta.

Martin Huver, comissário do distrito de Neusiedl, onde o caminhão foi encontrado, confirmou que um caminhão de reboque havia sido encontrado na estrada A4, com vários mortos dentro.

Funcionários da companhia de infraestrutura Asfinag viram o caminhão estacionado no acostamento durante muito tempo e, então, contataram a polícia.

A ministra do Interior da Áustria, Johanna Mikl-Leitner, lamentou o incidente. “Este é um dia sombrio para nós. A tragédia afeta todos. Traficantes de pessoas são criminosos”, disse, pedindo um fim para o tráfico de refugiados na Europa.

Milhares de pessoas fugindo de conflitos e pobreza na África e no Oriente Médio arriscam suas vidas para chegar à Europa, onde acreditam que terão melhores oportunidades. Nesta quinta-feira, uma cúpula em Viena sobre as relações entre a União Europeia e os Bálcãs deve ser dominada pelo assunto.