Apoie o DCM

Presidente da Petrobras é denunciado por conflito de interesse

 

Da Rede Brasil Atual

Até o próximo dia 24, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, terá de responder à Procuradoria-Geral da República (PGR) a representação feita pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), denunciando-o por conflitos de interesses na gestão da empresa.

O ofício foi expedido nesta terça-feira (4), pela procuradora Daniella Piza, da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão, que atua no combate à corrupção.

Na representação feita ao Ministério Público Federal (MPF), a FUP pede o afastamento de Parente, ressaltando a “ilegitimidade do governo que o indicou” e a existência de “conflito de interesses” na presidência da Petrobras.

Pedro Parente é sócio fundador da Prada Consultoria, grupo de gestão financeira e empresarial presidido por sua mulher e especializado em maximizar os lucros dos milionários brasileiros, entre eles, os detentores das 20 maiores fortunas do país.

“Terão as 20 famílias-clientes do representado renunciado publicamente a qualquer operação financeira relacionada, ainda que indiretamente, à Petrobras?”, questiona a FUP, tomando como base o Artigo 5 da Lei 12.813/2013, que trata de conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego no âmbito do Poder Executivo federal.

A FUP denuncia que, desde a posse de Parente, a Petrobras sofre com um desmonte promovido pela gestão. Segundo os petroleiros, a ideia do presidente é sucatear para privatizar a estatal.