Apoie o DCM

Preso é aprovado em primeiro lugar no vestibular do Pará através do Sisu

Do G1 do Pará.

Quatro dos 50 detentos custodiados pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) foram classificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) como critério de seleção para universidades públicas de todo o país. O interno Pedro Henrique Araújo, de 34 anos, foi aprovado em 1º lugar no curso de Cinema e Audiovisual, da UFPA.

(…)

Em 2016, mais de 60 internos se inscreveram para fazer o processo seletivo do Sisu, e 18 obtiveram a aprovação. De acordo com a Coordenadoria de Educação Prisional (CEP) da Susipe, o número ainda deve subir porque muitos estão na espera da segunda chamada pelas universidades. Outro fator é que, em 2017, por uma mudança do Ministério da Educação, a nota do Enem PPL não é mais utilizada para certificação do ensino médio, o que fez com que muitos detentos deixassem de fazer o exame.

No Sisu são considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas em cada curso, por modalidade de concorrência.

(…)

Em 2017, 754 presos fizeram as provas do Enem PPL no Pará. Em todo o Brasil, mais de 30 mil pessoas privadas de liberdade se inscreveram para realizar o exame nacional.

Pedro Henrique Araújo, de 34 anos, foi aprovado em 1º lugar no curso de Cinema e Audiovisual, da UFPA (Foto: Reprodução/Agência Pará)