Apoie o DCM

Procuradoria obriga Huck a pagar multa e retirar barreira de casa em Angra

 

A Folha conta que, passados seis anos da condenação de Luciano Huck por cercar com boias sua casa na Ilha das Palmeiras, em Angra dos Reis, o MPF do RJ solicitou a execução da sentença, já que todas as opções de recursos foram esgotadas.

Diz o jornal:

Além de retirar as boias, Huck terá que pagar uma indenização no valor de R$ 40 mil por danos morais coletivos em decorrência da degradação ao ambiente.

Condenado em 2011, a defesa do apresentador afirmou que o cerco se destinava à maricultura. Mas, segundo o MPF/RJ, autor da ação, Huck usou “um pretexto para legitimar a apropriação de bem de uso comum do povo”.

(…) No requerimento de execução, o MPF pede, além da comprovação da retirada da estrutura de boias e da aplicação da indenização de R$ 40 mil, que também seja calculado o valor da multa referente ao descumprimento da decisão liminar concedida pela Justiça Federal em 2010.

O DCM falou do caso em março:

Sua iniciativa de fechar o mar, com a simulação de que criava espécies marinhas, também foi considerada nociva a outras espécies que usufruem da natureza –- no caso, a humana, que era impedida de se aproximar do seu imóvel e de se banhar nas águas da ilha.