Apoie o DCM

Procuradoria quer punir consultoria Empiricus, dona do site Antagonista, por promover Doria

Do UOL:
A PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral) entrou com ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na qual pede a punição da empresa de análise de investimentos Empiricus sob suspeita de fazer propaganda antecipada da candidatura de João Doria (PSDB), prefeito de São Paulo, às eleições para a Presidência da República em 2018.

O alvo da procuradoria é um artigo da empresa com o título: “A candidatura de Doria pode te deixar rico”. Com foco em relatórios sobre investimentos, a empresa afirma que o tucano é a melhor escolha para leitores do serviço financeiro. “Doria presidente? Tivemos acesso ao plano que pode multiplicar o seu patrimônio”, continua o texto.

Segundo a PGE, o objetivo da Empiricus ao propagar o artigo é “captar votos para seu aliado político”, de forma antecipada. “Isso desequilibra a campanha eleitoral próxima, atingindo a igualdade de oportunidades entre futuros políticos”, argumentou Francisco de Assis Vieira, vice-procurador-geral eleitoral substituto.

Na ação protocolada em 27 de junho, a procuradoria pede ao TSE a retirada imediata do conteúdo veiculado no site da empresa e no Facebook, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. Até a noite desta quarta-feira, as peças estavam disponíveis.