Apoie o DCM

Raúl Castro pede ‘relações civilizadas’ com os EUA

O presidente de Cuba, Raúl Castro, fez um pedido para que se estabeleçam “relações civilizadas” com os Estados Unidos, dizendo que os dois países devem respeitar suas diferenças.

Castro afirmou que os EUA deveriam abandonar suas exigências de mudança do regime, para que os dois países possam continuar trabalhando para melhorar suas relações.

Seus comentários ocorrem depois de um aperto de mão público com Obama no funeral de Nelson Mandela, na África do Sul, no início de dezembro.

Os EUA romperam relações com Cuba em 1961, depois da revolução na ilha, e mantêm um embargo econômico contra o país.

Castro revelou que funcionários cubanos e americanos se reuniram diversas vezes durante o último ano para discutir assuntos práticos como imigração e um reestabelecimento de um serviço de correio entre os países.

No entanto, ele advertiu que “se realmente queremos avançar nas relações bilaterais, teremos que aprender a respeitar mutuamente nossas diferenças e nos acostumarmos a conviver pacificamente com elas”.

“Não pedimos que os Estados Unidos mudem seu sistema político e social, nem aceitamos negociar o nosso”, afirmou Castro.

Desde que Raúl Castro recebeu o poder de seu irmão Fidel, em 2006, ele deu início a um programa de reformas econômicas que ajudaram a relaxar as tensões com os EUA.

Entre as mudanças mais recentes está o anúncio do fim das restrições à compra e venda de carros particulares novos e usados.

Agora, qualquer indivíduo com dinheiro suficiente poderá comprar um veículo de uma concessionária estatal. Até então, só pessoas que tinham autorizações especiais podiam fazê-lo.

Saiba Mais: BBC