Apoie o DCM

Receita diz que vai investigar brasileiros envolvidos no caso HSBC

Do g1:

A Receita Federal divulgou uma nota na noite desta sexta-feira (13) informando que teve acesso aos nomes dos brasileiros envolvidos em um caso de fraudes fiscais em contas abertas no banco HSBC da Suíça, e que vai contar com ajuda internacional para identificar as irregularidades.

Esta semana, uma investigação batizada de “SwissLeaks” apontou que várias personalidades políticas, do entretenimento, do esporte e dos negócios estão envolvidas em um caso de fraude fiscal com suas contas no HSBC. Os clientes teriam utilizado artifícios para manter em suas contas dinheiro não declarado entre 2005 e 2007.

O Brasil aparece como o nono país da lista, com US$ 7 bilhões nas contas no período em questão. Segundo os arquivos, 8.667 clientes tinham algum vínculo com o Brasil, sendo 55% com a nacionalidade brasileira.

“A Receita Federal, por meio de sua unidade de inteligência, teve acesso a parte dessa lista contendo o nome de pessoas que supostamente possuíam relacionamento financeiro com aquela instituição financeira na Suíça”, informou o Fisco em nota.

O órgão disse que segue aprofundando as pesquisas sobre as irregularidades, inclusive com cooperação internacional, “para a correta identificação do maior número possível de contribuintes relacionados e o levantamento de possíveis valores não declarados, passíveis portanto de autuação fiscal e de representação fiscal para fins penais em razão da ocorrência de crime contra ordem tributária”.

Segundo a Receita, alguns dos contribuintes já haviam sido investigados anteriormente pelo órgão, a partir de outros elementos em suas bases de dados.

“A Receita Federal também está em articulação com outras instituições para traçar estratégia conjunta para a identificação e responsabilização desses contribuintes por eventuais crimes contra o sistema financeiro e de lavagem de dinheiro”, disse o órgão.