Apoie o DCM

Red Hot Chilli Peppers ‘indignado’ por uso de suas músicas em torturas em Guantanamo, diz baterista

Chad Smith, baterista da banda Red Hot Chilli Peppers, ficou indignado ao saber que as músicas do grupo ao qual faz parte estavam sendo utilizadas em práticas de tortura a presos que cumprem pena na base militar de Guantánamo, que fica em Cuba.

A revelação veio através de relatos da emissora de TV “Al Jazeera”, segundo a qual o prisioneiro Abu Zubaydah foi algemado e colocado em uma cela isolada, onde foi obrigado a ouvir músicas da banda em volume extremamente alto e por horas seguidas.

“Ouvi que eles usam mais hard rock e metal… Mas nossa música é positiva, ela é feita para as pessoas se sentirem bem e isso é muito perturbador para mim, não gosto nada disso”, disse o baterista a um repórter do site “TMZ”. “Talvez algumas pessoas pensem que nossa música é irritante, eu não ligo, mas, sabe, eles não deveriam fazer isso. Eles não deveriam fazer nada dessa merda”, lamentou.

Em fevereiro deste ano, os canadenses do “Skinny Puppy” decidiram processar o departamento de defesa dos EUA ao descobrirem que algumas de suas músicas também vinham sendo usadas em Guantánamo.

“Enviamos a eles uma conta pelos nossos serviços musicais, considerando que eles usaram nossas músicas sem nosso conhecimento e como uma verdadeira arma contra alguém”, justificou o tecladista Cevin Key, em entrevista ao site “CTV News”. A banda quer receber US$ 666 mil do governo, além de uma garantia de que suas composições não serão mais empregadas em torturas.

A prática de usar músicas em interrogatórios é antiga do exército dos EUA, e nos últimos anos artistas como Bruce Springsteen, Christina Aguilera, Eminem, Queen, AC/DC, Rage Against the Machine e até compositores de trilhas de programas infantis, como Vila Sésamo e Barney e seus amigos, já serviram como instrumentos de tortura.

Saiba Mais: diário24horas