Apoie o DCM

Revelação ameaça comprometer delação de Sérgio Machado

Do povo:

A delação premiada do cearense Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, corre risco de ser suspensa após revelação do The Guardian. O jornal inglês alega que, em doze meses, o empresário Expedito Machado Neto, filho de Sergio, teria gasto mais de 21 milhões de libras (R$ 90 milhões) em imóveis no Reino Unido.

Segundo a denúncia, nenhum dos imóveis comprados está relacionado na lista entregue ao Ministério Público (MPF) por Expedito -na qual declarou bens adquiridos com dinheiro oriundo de propina no valor total de R$ 75 milhões. O jornal afirma que a própria delação de Sergio e o depoimento de seu filho, também delator, “sugerem” que o recurso teria origem ilegal.

A compra dos imóveis começou em outubro de 2014, mesmo mês em que Sergio Machado deixou a presidência da Transpetro após denúncias da Lava Jato, e seguiram até outubro de 2015.

No período, Expedito adquiriu uma série de escritórios comerciais na Fleet Street – uma rua central de Londres –, um terreno na zona portuária de Leeds e um apartamento no bairro Mayfair. O aluguel das propriedades renderia, segundo o The Guardian, “milhares de libras anuais” ao filho do delator.

Expedito Machado, empreendedor de 31 anos, mora em Londres desde 2012. Conhecido como Did, Expedito é citado na delação de Sergio Machado como intermediador do esquema desde 2007.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, caso sejam encontradas “inconsistências em qualquer momento”, o acordo de delação premiada pode ser “suspenso”.

(…)