Apoie o DCM

Revoltados Online: Panelaço foi armado ‘pela gente’

Da bbc:

O panelaço que estampou capas dos principais jornais brasileiros nesta segunda-feira não foi uma reação espontânea às palavras ditas por Dilma Rousseff em seu discurso no Dia Internacional da Mulher, mas sim uma resposta à convocação feita pela internet, segundo líderes de grupos que atuam nas redes sociais.

Registrado em diversas cidades, o barulho foi articulado na semana anterior por pelo menos três grupos: Revoltados Online, Vem pra Rua e Movimento Brasil Livre. Por meio de montagens fotográficas com imagens de Dilma e Lula no Facebook, os grupos convidavam a população para o bate panela, independente do que a presidente dissesse em seu pronunciamento oficial.

“Independente do que fosse dito ela tomaria o panelaço”, completa Marcello Reis, líder do Revoltados Online, movimento que reivindica a autoria da mobilização digital. “É importante frisar que a iniciativa partiu da gente.”

“(O panelaço) Teve comunicação prévia, sim”, confirmou à BBC Brasil Kim Kataguri, porta-voz do Brasil Livre. “Depois se espalhou de maneira espontânea.”

Os mesmos grupos estão entre os principais articuladores dos protestos marcados para o próximo 15 de março a favor do impeachment de Dilma.

“A gente queria preparar um esquenta para as manifestações da semana”, explica Reis.
O “esquenta” continua: desde o episódio, as páginas conclamam seus seguidores a enviarem fotos interagindo com a imagem da presidente em seu pronunciamento. A maior parte das imagens compartilhadas pela página mostra gestos obcenos.

“Não orientamos ninguém a fazer essa coisa do dedo”, diz Reis, do Revoltados Online. “Compartilhei a imagem de um médico amigo meu fazendo o gesto e as pessoas começaram a repetir.”