Apoie o DCM

Sarney diz que não tem culpa por IDH do Maranhão

Alvejado há anos como um dos responsáveis pelos inúmeros indicadores sociais desfavoráveis do Maranhão – sendo o mais famoso deles o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – o senador José Sarney resolveu responder às críticas de que seria culpado pelo estado ocupar o penúltimo lugar no ranking elaborado pela ONU (veja tabela ao final).

Com IDH de 0,639, o Maranhão só não perde para Alagoas entre as unidades da federação. O nível de seu desenvolvimento é apontado como médio na classificação oficial das Nações Unidas.

Já o Brasil, com 0,727, tem IDH considerado alto.

Em sua coluna do último domingo no jornal O Estado do Maranhão, que pertence à família, Sarney questionou as razões de criação do índice.

Veja abaixo a transcrição do trecho do artigo que aborda o assunto:

“Espalharam no Brasil inteiro que o Maranhão é o mais atrasado estado do Brasil, de pior qualidade de vida e para isso caem de números falsos.

O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, criado pelos países ricos para abrir frentes de serviço para os países imperialistas, criado na década de 90, para as multinacionais entrarem para o setor de educação, universidades, como já ocorre no Brasil, fazer gigantescas obras de saneamento, entrar no setor de saúde e etc., estabeleceu que o desenvolvimento de um país se mede por ele, IDH. Sua criação é recente, data de pouco mais de 10 anos.

O Brasil, por exemplo, pelo índice com que os países ricos se medem a eles mesmos, o PIB, que é a soma de todas as riquezas nele produzidas, é a 6ª economia do mundo. Há séculos foi assim.

Pois o Brasil tem o 81º IDH, atrás de Gana, Iraque, Nicarágua e etc. Pois é esse índice que alardeiam quando querem falar mal do Brasil e pior do Maranhão, que é bandeira de luta da frente Boca do Inferno, que se diz mudança.

E o pior, sou eu o responsável pelo IDH há 50 anos, quando ele foi criado há 10 anos. Assim, eu há 50 anos já sabia que ia ser criado esse índice e comecei a persegui-lo para que o Maranhão fosse o pior dele. É séria essa gente?”

Saiba Mais: exame