Apoie o DCM

Senado aprova reconduzir Jucá à 2ª vice-presidência da Casa

Do G1:

 

O plenário do Senado aprovou, por 42 votos favoráveis e 7 contrários, a recondução de Romero Jucá (PMDB-RR) para a 2ª vice-presidência da Casa. O cargo estava vago desde a ida de Jucá para o comando do Ministério do Planejamento, indicado pelo presidente em exercício Michel Temer. Antes de ir para a pasta, ele ocupava o posto.

Jucá, no entanto, ficou apenas dez dias no ministério. Ele foi exonerado após o vazamento de áudios feitos pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Nas gravações, o peemedebista aparece sugerindo um pacto da classe política para “estancar a sangria” causada pela Operação Lava Jato, na qual é investigado. Com a exoneração, o parlamentar de Roraima voltou ao Senado.

A intenção do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) era votar a recondução de Jucá de maneira simbólica, sem contagem de votos. No entanto, o líder da oposição, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), lembrou que a votação de integrantes da Mesa Diretora do Senado deve ser secreta e com contagem de votos.

Para ser aprovado, um membro da Mesa Diretora precisa dos votos da maioria simples dos senadores (metade mais um), sendo necessária a presença de pelo menos 41 senadores. Diante da argumentação de Lindbergh, Renan Calheiros decidiu colocar a recondução de Jucá em votação.