Apoie o DCM

STF passa inquérito que investiga Cunha para Justiça do DF

Do Valor:

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a remessa do inquérito em que o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é investigado pela suposta prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro à Justiça Federal do Distrito Federal em virtude da cassação do seu mandato no mês passado. O banqueiro André Esteves e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro também são investigados neste inquérito.

O inquérito apura suposta prática de crime de corrupção passiva por parte Eduardo Cunha e de corrupção ativa por parte de Esteves e Léo Pinheiro. Os três também são acusados da prática de lavagem de dinheiro, “em virtude da solicitação e recebimento de vantagens indevidas relacionadas a propostas de alteração de texto de diversas Medidas Provisórias”, afirmou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

É possível visualizar que Brasília é o local no qual houve a tramitação das propostas legislativas, de maneira que o atual estágio das investigações impõe a remessa do feito para a Justiça Federal do Distrito Federal”, diz Janot, que solicitou a remessa dos autos.