Apoie o DCM

Substituto de Teori passará pelo crivo de Gilmar Mendes

Do JornalGGN:

 

A Folha de S. Paulo publicou nesta segunda que o ministro Gilmar Mendes se “transformou numa espécie de conselheiro informal” do presidente Michel Temer sobre assuntos jurídicos e “deve passar por ele a escolha de um nome” para substituir Teori Zavascki no Supremo Tirbunal Federal.

O ministro Gilmar Mendes foi visto em uma “conversa” com Temer no sábado (21), e almoçou no mesmo dia com Eliseu Padilha, da Casa Civil. Depois disso, o magistrado – que presidente a segunda turma do Supremo responsável pelos julgamentos da Lava Jato – apareceu na imprensa defendendo que o relator da operação seja escolhido por Temer, que tem a prerrogativa de indicar o substituto de Teori.

Gilmar é autor de uma decisão que abre a possibilidade de que os processos urgentes da Lava Jato sejam sorteados entre os membros da segunda turma. Ele tomou decisão parecida em 2009, quando presidente do STF, enquanto o mensalão estava em andamento.

Mas, dessa vez, Gilmar sustenta que não há nada de urgente na Lava Jato que demande a nomeação de um novo relator às pressas.

Segundo a Folha, além de Gilmar Mendes, outros ministros aposentados do Supremo foram consultados por Temer: Ayres Britto e Ellen Gracie.

“Para evitar um aprofundamento na relação desgastada, Temer deve consultar a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, antes de anunciar a decisão final”, diz o jornal.

CONSELHEIRO INFORMAL

Desde que o governo Temer foi instaurado, Gilmar Mendes vem aparecendo na imprensa como conselheiro informal também dos aliados da presidência no Congresso. Foi ele quem, segundo o senador Renan Calheiros, defendeu que uma lei contra abuso de autoridade fosse debatida pelo Senado, entre outros projetos.