Apoie o DCM

Sudeste pode ‘aprender com Nordeste a lidar com seca’

O presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, disse em entrevista à BBC Brasil que a atual crise hídrica em São Paulo e em outras cidades do Sudeste é uma “oportunidade” para esta região do país, que deveria se inspirar no exemplo do Nordeste para enfrentar o problema.

Segundo Braga, daqui em diante, o uso mais eficiente da água e o preparo para enfrentar períodos de estiagem se tornarão uma prioridade, assim como houve uma busca por eficiência energética e medidas capazes de evitar a falta de energia elétrica após os apagões do início da década passada.

“Em meio a essa crise no Sudeste, ninguém fala do Nordeste, que vive uma seca há três anos”, destaca o hidrologista, que também é professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

“Esta região aprendeu com as crises do passado e criaram uma infraestrutura para conseguir sobreviver a este momento díficil. O Ceará é um bom exemplo disso.”

Braga também defende que haja uma mudança no atual modelo de cobrança de tarifas de consumo de água.

Para o especialista, somente um aumento exponencial do preço seria capaz de fazer consumidores usarem este recurso de forma racional.

O hidrologista defende que seja imposto um limite “razoável” de consumo para cada residência e que, a cada metro cúbico utilizado além dele, o valor da tarifa seja em primeiro lugar triplicado.

Caso seja ultrapassado um segundo patamar de consumo, o preço seria elevado em seis vezes, e assim por diante.

“A única forma de fazer as pessoas reduzirem seu consumo é gerar um impacto no bolso.”

Saiba Mais: bbc