Apoie o DCM

Susana Vieira: “Não posso aceitar o que estamos vivendo. Não me sinto culpada de nada”

Susana Vieira, talvez o maior símbolo do ator analfabeto político, falou ao Estadão sobre a autobiografia que está lançando, chamada “Susana Sempre Sim”.

“Porque digo sim para tudo, acho que esse é o segredo do meu alto astral”, explica a atriz de 58 anos de carreira.

É uma atriz engajada na política. Como vê o futuro do Brasil?
Não posso aceitar o que estamos vivendo. Vamos ter que continuar gritando, entende, é muito difícil fazer a cabeça das pessoas que estão muito preocupadas com os seus empregos. As pessoas estão desempregadas, como é que você vai querer botar ideologia na cabeça de uma pessoa desempregada, sem escolaridade? O Brasil era um país mais adiantado. Houve um atraso em tudo, uma despreocupação. Só conheço o lado bom do brasileiro, acho que aquele pessoal de Brasília não é o povo brasileiro, aquelas pessoas são alienígenas, eles foram colocados ali por alguma seita satânica. Não é possível que o Brasil possa dizer que a gente seja representado por Brasília, é tudo o oposto do que nós somos, o que eu acho que o Brasil é.

Já votou muito no PT. E hoje, ainda se familiariza com o partido?
Não sou petista. É ótimo que fique claro. A gente quer um país, entendeu? A gente quer um país independente disso. É óbvio que eu votei no PT milhões de anos, tanto que quando eu conheci o Lula, ele falou: “Levei 30 anos para conhecer minha atriz favorita.” E eu respondi: “E eu levei 30 anos votando no senhor, hein, finalmente.”

Acredita que o Lula é inocente?
Não. Não pode ser. Ele era meu ídolo porque era uma pessoa inteligentíssima, brilhante e era anticorrupção. No momento que não é, tá provado que não é, não posso achar que ele seja inocente. Mas, agora, quem sou eu pra dizer se ele é culpado ou inocente? Acho que isso tudo é um grande, vamos dizer, tsunami. Um País que deixou com que as pessoas sórdidas olhem na nossa cara e sorriam. Esses políticos estão dando entrevista rindo na cara da gente.

E hoje, apoia algum partido?
Estamos todos à procura de um. Estou num grupo da Paula Lavigne, com mais 100 mil pessoas, estamos procurando. Tá difícil, mas não vamos deixar essa gentalha ficar. Se ficar, vamos à luta, vamos à peça.

O fato de ser uma atriz engajada na política já lhe causou problemas com a Globo?
Não. Acontece o seguinte, a primeira vez que foi feito um grupo, não era para “fora Dilma”, não se pensava nisso de impeachment. A gente pensava nas 10 Medidas contra a Corrupção, nós levamos 2 milhões de assinaturas a Brasília. Agora, nós nunca levantamos nenhum cartaz “fora Dilma”, impeachment, então eu não estou nessa praia, não me sinto culpada de nada. Acho babaquice acharem que se somos a favor das 10 medidas contra a corrupção e do Sérgio Moro temos que ser contra o PT e contra o Lula. Isso eu acho uma incoerência. Vivemos em uma pobreza extrema, nenhum ator da Globo pode estar tranquilo hoje. Não é possível que pessoas que vivam do seu trabalho estejam tranquilas hoje. A não ser essas pessoas milionárias e que tem o dinheiro ilícito. Então eu acho que é isso.

Continua com contrato vitalício com a Globo?
Graças a Deus, faço parte da tropa de elite deles, né?

Susana Vieira e Marcelo Serrado