Apoie o DCM

Syriza e pequeno partido de direita anunciam coalizão na Grécia

O líder do partido nacionalista de direita Gregos Independentes, Panos Kammenos, disse nesta segunda-feira (26/01) que formará uma coalizão com o radical de esquerda Syriza, vencedor das eleições parlamentares de domingo.

Do dw:

“A partir deste momento há um governo, nós daremos um voto de confiança ao novo primeiro-ministro”, declarou Kammenos depois de uma reunião com o líder do Syriza, Alexis Tsipras. Os dois partidos se opõem às medidas de austeridade que fazem parte dos bilionários pacotes de ajuda à Grécia.

“Hoje [segunda-feira], Tsipras, líder do Syriza, vai se encontrar com o presidente e vai anunciar que há governo”, acrescentou Kammenos. “O objetivo é fazer com que os gregos avancem unidos para recuperar a soberania nacional”, afirmou ainda o líder dos Gregos Independentes, à saída da reunião com o vencedor das eleições.

O Syriza por muito pouco não conseguiu a maioria das cadeiras no Parlamento. Com cerca de 36% dos votos, conquistou 149 das 300 cadeiras no Parlamento, duas a menos do que o necessário para a maioria absoluta. A coalizão com os Gregos Independentes garante uma maioria de 162 assentos.

Tsipras também deve se encontrar com os representantes do partido de centro To Potami e do comunista KKE para conseguir pelo menos apoio, mesmo que eles não se unam formalmente à coalizão.